sexta-feira, 8 de junho de 2012

Catecismo Católico - Eu Creio

A CONFIANÇA DOS CRISTÃOS: 
A PROFISSÃO DA FÉ APOSTÓLICA


1. Creio em Deus, Pai todo poderoso




"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura." (Mc 16,15). "Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei." (Mt 28, 19-20). Eis a missão que Jesus confiou aos seus apóstolos. A mesma que os apóstolos transmitiram aos seus seguidores: A missão da Igreja, hoje. A Igreja testemunha e anuncia a fim de que todos possam crer e esperar, viver e amar como Jesus acreditou e esperou, viveu e amou. Ela guarda a tradição sagrada e a protege da falsificação e do erro.


A profissão de fé nasceu na Igreja nasceu na Igreja como recapitulação válida da mensagem transmitida pelos apóstolos. Todos aqueles que, por ocasião do seu batismo, são interrogados sobre a sua fé, confessam a sua atribuição a Deus Pai, a Jesus Cristo, seu Filho e ao Espírito Santo, com as mesmas palavras.

A profissão de fé (Creio) de todos os cristãos começa pela palavra "Eu". Porque, no seio da comunidade, cada pessoa tem a sua própria história com Deus. Ninguém pode dizer pelo outro "Eu".

Quem diz "sim" a Deus deve saber que o que está assumindo. Por isso é importante que cada cristão aprenda a conhecer e a compreender o conteúdo fundamental da sua fé.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


1.1 - Eu creio 

Eu sou uma pessoa e nasci homem ou mulher. Tenho um pai e uma mãe, irmãos, irmãs e familiares. Vivo em sociedade com muitas pessoas, animais, plantas e com tudo o que cresce na terra.


Os homens podem ver e ouvir, aprender e reter, pensar e fazer projetos. Podem construir casas, domesticar animais, curar doenças e transmitir a vida. Investigam o universo e são capazes de viajar até a lua; atravessam os mares e inventam bombas que destroem a vida sobre a terra. São capazes de observar e estabelecer comparações. 


Os homens se comunicam, aprendem mutuamente, e necessitam uns dos outros. O que é difícil torna-se fácil quando há alguém a quem se pode dizer: conto com você; você tem boas intenções junto a mim. Escuto o que você tem a me dizer; confio em você. Sempre me ajuda a levantar e me enche de esperança. Quero me apoiar e acredito em você. 

_________________________________________________________________________________
Amigo fiel é refúgio Seguro:
Quem o encontrou, encontrou um tesouro. 
Eclesiástico 6,14
_________________________________________________________________________________

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1.2 - Creio em Deus

As pessoas acreditam em si mesmas. Mas muitas acreditam também em algo que as ultrapassa. Acreditam em Deus. Esperam Dele um resposta que ultrapasse toda a faculdade do conhecimento: Por que estou na terra? Por que temos que morrer? De onde vem a diversidade da vida? Existe uma última causa que dê sentido à vida e também ao sofrimento?

Em todas as épocas e em todos os povos os homens buscam a Deus. Buscam-No para aprender Dele uma compreensão do mundo e de si próprios. Todo o homem pode reconhecer a mão eficiente de Deus na ordem diversificada da criação. As obras são o reflexo de Daquele que as criou.

Existe uma maneira mais direta de encontrar Deus e de estar seguro da sua existência. Enviados por Deus, os profetas da Primeira Aliança testemunharam: "Muitas vezes e de modos diversos, falou Deus outrora a nossos pais pelos profetas. Nos últimos dias nos falou pelo filho..." (Heb 1, 1).

Os cristãos confiam no testemunho da Bíblia. Acreditamos que Deus escolheu o pequeno povoado de Israel, entre outros povos da terra, para estabelecer com Ele uma Aliança. Através desse povo, todos os demais povos aprenderão que Deus existe e que Ele tem um plano para os homens. A história desta aliança divina com Israel encontra-se nos livros do Antigo Testamento.

Através das histórias bíblicas sobre os encontros, aprendemos a conhecer a Deus. Aprendemos quem Ele é e o que quer do homem, ou para o homem.

Enquanto seu rebanho pastava, Moisés viu uma moita em chama sem se consumir pelo fogo. Ou viu uma voz que lhe disse: "Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacob...  Eu vi a opressão do povo no Egito, ouvi os seus gritos..., tomei conhecimento dos seus sofrimentos." (Ex 3, 6-7).

O Deus transcendente e e todo poderoso uniu-se a esses homens. Sofre com eles. Através de Moisés, Ele quer conduzi-los à liberdade. Moisés estremece, não quer aceitar essa missão. Pede que, do fogo, lhe diga o seu nome. Deus diz-lhe: "Eu sou aquele que é". Não é um nome habitual. Deus está aí para o homem. Deus está aí! E isto é válido para todos os homens e para todos os tempos.

_________________________________________________________________________________
Mas agora assim fala o Senhor que te criou...:
Não tenhas medo, pois eu te resgatei,
Chamei-te pelo nome, tu és meu!
Se tiveres que passar pela água, estarei ao teu lado, 
Se tiveres de varar os rios, eles não te submergirão,
Se andares pelo fogo, não serás chamuscado,
E as labaredas não te queimarão.
Pois eu sou o Senhor, teu Deus
O Santo de Israel, teu salvador.
Isaías 43, 1-3
_________________________________________________________________________________

Jó, um homem piedoso que confiou a sua vida a Deus, O descobre de outra maneira: a desgraça cai sobre si. Bandos de ladrões roubam-lhe o seu rebanho e matam os pastores. Os seus filhos, seus filhos, sete varões e três filhas estão sepultados sob as ruínas da sua casa, a qual desabou sobre eles. Ele próprio contrai lepra e o seu corpo está coberto de chagas. Está sentado sob um monte de cinzas e arranha-se com um caco de telha.

Não é possível que Deus envie tantas desgraças ao piedoso Jó! A mulher e os amigos tentam convencê-lo a separar-se de Deus, o qual lhe retribui tão mal o bem que Jó faz. Mas ele está certo disso: Se aceitamos de Deus o bem que Ele nos envia, não devemos também aceitar o mal? 

Acreditar significa:

  • Confiar em Deus, saber que Ele existe para todos os homens e que Ele os conhece e ama.
  • Estar certo de que Deus existe pra mim, me conhece e me ama.
  • Amar Deus com todo o meu coração, com todas as minhas forças e com todas as minhas capacidades.
  • Dizer sim a Deus, escutar a sua palavra, fazer a sua vontade. 
_________________________________________________________________________________
Numa cidade em ruínas, foi encontrada na parede de um refúgio a profissão de fé de um perseguido:

Creio no sol,
mesmo que ele não brilhe.
Creio no amor,
mesmo que não o sinta.
Creio em Deus, 
mesmo quando ele se cala.
_________________________________________________________________________________

1.3 - Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso

Os que creem falam com Deus. Procuram palavras para expressar a grandeza de Deus e para explicar que Ele é diferente: Tu és Santo, Tu és Glorioso, Tu és o Altíssimo. Prostram-se a Seus pés e O adoram.

Muitos justos, dos quais o Antigo Testamento fala, acreditam que aquele que vir Deus face a face, morrerá necessariamente. Mas o Antigo Testamento conhece homens cujo o maior desejo é contemplar o rosto de Deus. São homens que tudo o que desejam é estar com Deus, porque acreditam, com fé, que o homem não pode ser feliz se não está junto de Deus. Acreditam que Deus castiga o pecado mas sabem, igualmente, que o seu amor e a sua misericórdia são imensamente maiores que a sua ira.

Eles dizem: Deus não quer humilhar-nos. Deus não amedronta as pessoas. Ele as ama e quer ser amado. Ele diz de si mesmo: "Como uma mãe consola um menino, assim eu vos consolarei." (Is 66, 13). E também: "Eu dizia: Vós me chamareis 'Meu Pai', e não vos afastareis de mim." (Jr 3, 19). Um justo que conhece bem a Deus, diz: "Como um pai sente compaixão pelos filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem." (Sl 103, 13).

Que Deus nos pareça, às vezes, afastado, estranho e inacessível, faz parte do mistério do Seu amor. E também que Ele nos faça sentir que os Seus pensamentos e os Seus caminhos não são os nossos.

Quando os poderes do mal prevalecem, Deus pode nos parecer impotente. Contudo, quando estamos nos fins de nossas forças, a palavra que o enviado de Deus dirigiu a Abraão - um ancião de 90 anos, que duvidava que lhe era impossível ter um filho - ainda é válida: "Nada é impossível a Deus". É a mesma palavra que o anjo diz a Maria na anunciação.

Aos que estão cansados de tantos trabalhos, Deus sai ao encontro deles tomando-os nos braços. Procura os que estão sós e senta-Se ao lado, como uma mãe. Enxuga as lágrimas dos que já perderam a esperança. Tranquiliza os que tem dúvidas. O Seu sorriso anima os desencorajados. Nada, nem ninguém é capaz de resistir a Deus. O seu braço nunca é demasiado curto para ajudar. Isto é principalmente o que queremos dizer quando afirmamos: Deus  é Todo-Poderoso. Todo-Poderoso para ajudar, para perdoar e para te fazer o bem. Todo o mal é estranho à sua natureza.

_________________________________________________________________________________
O amor de Deus é como uma mão
à qual podemos segura, 
como a luz que brilha na noite
e nos indica o caminho.
_________________________________________________________________________________


+++



Texto retirado de: Eu Creio - Pequeno Catecismo Católico, 2ª edição - 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário